GESTÃO EM SAÚDE

ballpen-blur-close-up-computer-461077

Essa página é dedicada aos profissionais de saúde com dicas gerais sobre gestão em saúde.

INTRODUÇÃO

Há quase 20 anos fiz meu primeiro curso de gestão: MBA em Gestão em Saúde na FGV. E nunca mais parei.

Nós, da área de saúde, precisamos estar atentos aos mínimos detalhes do nosso negócio (sim! negócio!). Cuidamos de pessoas, com muito amor e ética, mas é através dessa vocação/trabalho que tiramos o nosso sustento.

Portanto, conhecer muito bem o que fazemos para fazermos da melhor forma possível, é o mínimo que podemos oferecer aos nossos pacientes.

Quando colocamos o paciente (para mim sempre será paciente e nunca cliente) no foco principal do nosso trabalho, as coisas ficam mais fáceis. Todas as nossas ações estratégicas de marketing ou gerenciais terão como ponto principal o atendimento das necessidades do nosso querido paciente.

Pense nisso:

“Quando o dinheiro não é a principal preocupação na cabeça de quem trabalha, é mais fácil ser apaixonado pelo que te motiva”… – Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/bbc/2020/03/02/por-que-foi-bom-negocio-dar-aumento-para-todos-e-reduzir-meu-salario-em-us-1-milhao-por-ano.htm?cmpid=copiaecola

Em 01/02/2021

ESPERANÇA

Essa foi a palavra que eu mais escutei na passagem para 2021. Sim, é tempo de ter esperança de dias melhores, com a chegada da vacina contra o SARS-COV 2 e tudo que ela representará. Mas precisamos de mais do que esperança. Precisamos de persistência, gratidão e muito trabalho. O ano será desafiador. Não será fácil. Precisamos também de resiliência para nos adaptarmos às situações de virão. Nada de desânimo ou tristeza. Estamos por aqui para enfrentarmos as lutas e adversidades da vida. Fé também será fundamental! Bora encarar os desafios que virão! Esperança, persistência, gratidão, resiliência e fé par nós!!!!!!

Em 23/05/2020

PLANO DE RETOMADA

Voltaremos à nossa rotina de atendimento odontológico, após a liberação pelas autoridades estaduais (aqui na minha cidade voltamos no dia 22/05), com diversas mudanças em relação às medidas de biossegurança. Os nossos pacientes passaram e estarão passando por um processo de mudança de rotina, diminuição da capacidade financeira, alterações psicológicas, perda de entes queridos….NÓS também estamos vivenciado mudanças nas nossas vidas. O consultório será o mesmo de antes? SABEMOS QUE NÃO. Tudo mudou e precisamos mudar também a visão que temos do nosso negócio. Mas como fazer isso sozinho? Realmente, quando não temos ferramentas suficientes para um planejamento eficiente, ficamos desanimados e preocupados frente ao novo desafio que já é realidade entre nós.

Diante disso, resolvemos criar um curso de gestão chamado PLANO DE RETOMADA que ajudará você a planejar a sua volta. Discutiremos estratégias simples de gestão e marketing, com aulas teóricas e, ao final,  uma mentoria individual, focando no planejamento estratégico personalizado.

O curso terá 12 horas de duração. Um dia inteiro (oito horas) de imersão em gestão e marketing via plataforma zoom, mais quatro horas agendadas comigo, de forma individual e de acordo com a disponibilidade de cada um, para discussão e conclusão do planejamento estratégico de retomada.

Gostou da ideia?

Em breve divulgaremos a data! Fique de olho!

Em 25/06/2020

CURSO COM INSCRIÇÕES ENCERRADAS!!!

Próxima turma em agosto.

Beijos no coração!

Em 24/04/2020

E como não pensar em dinheiro em tempo de coronavírus, isolamento social e perda de renda?

Nossa primeira preocupação atual é: como vamos dar conta de pagar todas as contas que continuam chegando, mesmo com o consultório fechado?

É um momento desafiador. Apesar da preocupação financeira, precisamos avaliar friamente o mercado na busca de soluções para a nossa carreira. Não sabemos ainda quando e como a vida entrará “no eixo”, mas sabemos que estaremos em uma nova realidade.

Como tenho emprego público e atendo urgências no consultório, estou vivendo parcialmente a quarentena. Ainda assim, minha rotina foi totalmente alterada, com inclusão dos afazeres domésticos.

Como adoro cozinhar, tenho “tirado a poeira” dos meus livros de culinária! Ontem abri novamente uma relíquia: o livro de receitas da minha avó! Aquele livro, com folhas já amarelas pelo tempo, me trouxe uma reflexão! Olha só onde ela escreveu as suas receitas testadas…..na agenda de marcação do meu pai (que era dentista) do ano anterior!!!!!!

IMG-8985

Revisitei o meu passado, passando pelos dias da minha adolescência, quando ficava no consultório do meu pai após a escola. Resgatei alguns momentos vividos por lá, acrescentei as páginas do livro de receitas e cheguei a essas quatro palavras:

SIMPLICIDADE

SUSTENTABILIDADE

AMOR

GESTÃO

Entendi que muitas vezes, nos momentos de crise, visitar o passado pode nos ensinar muito….

Na época do meu pai, os atendimentos eram mais espaçados. Havia tempo para construir uma relação sólida entre profissional e paciente (o atendimento era humanizado). O dentista era respeitado e bem remunerado. Não havia toda a tecnologia de hoje, mas os trabalhos eram bem realizados e duravam muitos anos!

Não sei se era um hábito  dos dentistas, mas o meu pai tinha todo um planejamento financeiro e controle de entrada e saída do consultório e da casa. Tudo em “planilha” no caderno e somado naquela calculadora com fita de papel. Gerenciamento simples e eficiente,  o que se tinha na época!

Acredito que o novo futuro da odontologia deveria revisitar esse passado de simplicidade, sustentabilidade, amor e “gestão”. Aproveitar os ensinamentos dos antigos dentistas, incluir toda a tecnologia e inovação disponíveis, acrescentar o conhecimento acumulado das últimas décadas e criar uma forma de lidar com os nossos muitos desafios que estão por vir, após a retomada da nossa atividade profissional.

Beijos no coração!